quarta-feira, 24 de outubro de 2001

Quem Somos




A Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra foi criada em 2007 por diferentes ativistas do movimento de mulheres negras, do movimento negro, das religiões de matriz africana e dos movimentos em defesa do Sistema Único de Saúde.

Os objetivos da rede são: contribuir para a efetivação do direito à saúde da população negra; monitorar e avaliar a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra nas três esferas da administração pública; ampliar o diálogo e a articulação da sociedade civil para o enfrentamento do racismo e seus impactos na saúde; e contribuir para a formulação e a disseminação de um conceito de saúde fundado na perspectiva da população negra.

Em novembro de 2006, o Conselho Nacional de Saúde aprovou a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra que define os princípios, objetivos e responsabilidades de gestão pública sobre a melhoria das condições de saúde desta população. Incluindo “ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como gestão participativa, participação popular e controle social”.

Consideramos o campo da saúde um exemplo revelador das desigualdades produzidas pelo racismo, sobretudo, quando entende-se “saúde” não apenas sob a perspectiva biomédica, mas sob um olhar que leva em conta as condições de vida da população negra. Deste modo, as conseqüências do racismo no campo da saúde devem ser enfrentadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O papel da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra é atuar para garantir que esse enfrentamento aconteça e que leve em conta as perspectiva da população negra e afroreligiosa.


Contatos: redesaudenegra@gmail.com 

Modified by Blogger Tutorial

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP