quarta-feira, 26 de outubro de 2011


Em Araraquara-SP
Mobilização Pró-Saúde da População Negra acontece na quinta  (27) 



Envolver a sociedade na luta contra o racismo no setor saúde e pela implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra – esses são os objetivos do Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. No próximo dia 27, quinta-feira, organizações do movimento negro em todos os Estados brasileiros realizam uma série de ações para alertar gestores, médicos e enfermeiros sobre a necessidade de melhorar o atendimento à saúde.
 
 
Em Araraquara, o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra será realizado na Praça Santa Cruz, das 9 às 18 horas, numa realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva Especial de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com algumas instituições. A participação é gratuita.

 
O evento conta com a participação de gestores e profissionais de saúde comprometidos com a causa, lideranças do movimento negro, mulheres negras, afro-religiosos e organizações antirracistas e de direitos humanos que acreditam que racismo faz mal à saúde, além de chamar a atenção do governo e da sociedade civil para a desigualdade racial na rede de saúde pública e nos indicadores de saúde no Brasil.

 
A proposta aponta dois caminhos principais: enfrentar o racismo e sua presença no SUS, por meio de formação e treinamento de todas as pessoas que trabalham na saúde; e dar atenção à prevenção e ao tratamento dos problemas de saúde que mais atingem a população negra, por meio da reorganização dos serviços, da formação, educação permanente e qualificação de profissionais, da disponibilização de equipamentos, exames, medicamentos e o que mais for necessário.

Programação - Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial, aponta que, nesta edição do evento, uma das novidades é a parceria estabelecida com a Defensoria Pública que irá orientar os interessados sobre assuntos correlatos, como por exemplo, o procedimento adequado para obtenção de medicamentos de alto custo. Também, a Comissão da Igualdade da OAB participa com orientação sobre processos de crimes de racismos – entre outros.
 
As atividades na praça contam com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, que realizará o aferimento de pressão arterial e testes de glicemia, assim como orientações sobre doenças como diabetes mellitus e anemia falciforme.
 
Também faz parte da programação, a participação dos agentes do Programa de DST/Aids com o Centro de Testagem e Acolhimento, que realizarão testes de HIV, tendo o resultado em 15 minutos. Os agentes também irão orientar sobre doenças sexualmente transmissíveis e realizar a distribuição de kits de prevenção.
 
Ainda, participam também 30 estagiários do curso de Enfermagem da UNIP, com o suporte necessário para esclarecimentos sobre doenças propensas à população negra. A ONG RNP+Sol distribuirá material e orientará sobre DST/AIDS e os atiradores do Tiro de Guerra ajudarão na mobilização das pessoas que passarem pela Praça Santa Cruz.

“Este ano contamos com a distribuição de um folder específico sobre a importância da data, e os desafios a serem enfrentados pelos gestores, conselheiros de saúde e a população em geral. A ação é idealizada pela Rede Nacional de Controle Social e saúde da População Negra, e todas as Redes e diversas organizações que trabalham a saúde da população negra”, explica Alessandra de Cássia.
 
"É importante ressaltar que Saúde da População negra é lei, portanto não há necessidade de inibir-se diante do tema. Pelo contrário: a idéia é mobilizar cada vez mais, para que tenhamos mais parceiros e cidades agregados na campanha. Assim, garantiremos o direito de um atendimento e uma atenção digna, pois de fato o racismo faz mal a saúde", defende a coordenadora.  
 
 
Este é o terceiro ano que a cidade participa do Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra/PNSIPN foi aprovada em 2006 pelo Conselho Nacional de Saúde e publicada em portaria do Ministério da Saúde no ano passado.

Medula óssea – A Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea também estará presente no Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. Pessoas com idade entre 18 e 55 anos, em bom estado de saúde, podem se cadastrar como doadores durante o evento.
 
A ação é realizada pelo Hospital de Câncer de Barretos, em parceria com a Prefeitura, Hemonúcleo da Unesp, Uniara e Centro Paula Souza.

O voluntário preencherá um cadastro com dados pessoais e terá coletada uma pequena amostra de sangue. Todos esses dados serão encaminhados para o Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Vale destacar que Araraquara terá um ponto permanente de cadastramento no Hemonúcleo Regional de Araraquara, localizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, na Rua Expedicionários do Brasil, nº 1621, Centro.

Fonte: Site da Prefeitura de Araraquara-SP 
http://araraquara.sp.gov.br/Noticia/Noticia.aspx?IDNoticia=4849

0 comentários:

Modified by Blogger Tutorial

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP