quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Participe da Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra!
Saúde da População Negra é Direito, é Lei.
Racismo e Discriminação fazem mal à Saúde!



Simone Cruz e ACMUN (Associação Cultural de Mulheres Negras) estão na Mobilização! 
Chegue mais você também!



Em Araraquara-SP
Mobilização Pró-Saúde da População Negra acontece na quinta  (27) 



Envolver a sociedade na luta contra o racismo no setor saúde e pela implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra – esses são os objetivos do Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. No próximo dia 27, quinta-feira, organizações do movimento negro em todos os Estados brasileiros realizam uma série de ações para alertar gestores, médicos e enfermeiros sobre a necessidade de melhorar o atendimento à saúde.
 
 
Em Araraquara, o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra será realizado na Praça Santa Cruz, das 9 às 18 horas, numa realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva Especial de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com algumas instituições. A participação é gratuita.

 
O evento conta com a participação de gestores e profissionais de saúde comprometidos com a causa, lideranças do movimento negro, mulheres negras, afro-religiosos e organizações antirracistas e de direitos humanos que acreditam que racismo faz mal à saúde, além de chamar a atenção do governo e da sociedade civil para a desigualdade racial na rede de saúde pública e nos indicadores de saúde no Brasil.

 
A proposta aponta dois caminhos principais: enfrentar o racismo e sua presença no SUS, por meio de formação e treinamento de todas as pessoas que trabalham na saúde; e dar atenção à prevenção e ao tratamento dos problemas de saúde que mais atingem a população negra, por meio da reorganização dos serviços, da formação, educação permanente e qualificação de profissionais, da disponibilização de equipamentos, exames, medicamentos e o que mais for necessário.

Programação - Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial, aponta que, nesta edição do evento, uma das novidades é a parceria estabelecida com a Defensoria Pública que irá orientar os interessados sobre assuntos correlatos, como por exemplo, o procedimento adequado para obtenção de medicamentos de alto custo. Também, a Comissão da Igualdade da OAB participa com orientação sobre processos de crimes de racismos – entre outros.
 
As atividades na praça contam com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, que realizará o aferimento de pressão arterial e testes de glicemia, assim como orientações sobre doenças como diabetes mellitus e anemia falciforme.
 
Também faz parte da programação, a participação dos agentes do Programa de DST/Aids com o Centro de Testagem e Acolhimento, que realizarão testes de HIV, tendo o resultado em 15 minutos. Os agentes também irão orientar sobre doenças sexualmente transmissíveis e realizar a distribuição de kits de prevenção.
 
Ainda, participam também 30 estagiários do curso de Enfermagem da UNIP, com o suporte necessário para esclarecimentos sobre doenças propensas à população negra. A ONG RNP+Sol distribuirá material e orientará sobre DST/AIDS e os atiradores do Tiro de Guerra ajudarão na mobilização das pessoas que passarem pela Praça Santa Cruz.

“Este ano contamos com a distribuição de um folder específico sobre a importância da data, e os desafios a serem enfrentados pelos gestores, conselheiros de saúde e a população em geral. A ação é idealizada pela Rede Nacional de Controle Social e saúde da População Negra, e todas as Redes e diversas organizações que trabalham a saúde da população negra”, explica Alessandra de Cássia.
 
"É importante ressaltar que Saúde da População negra é lei, portanto não há necessidade de inibir-se diante do tema. Pelo contrário: a idéia é mobilizar cada vez mais, para que tenhamos mais parceiros e cidades agregados na campanha. Assim, garantiremos o direito de um atendimento e uma atenção digna, pois de fato o racismo faz mal a saúde", defende a coordenadora.  
 
 
Este é o terceiro ano que a cidade participa do Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra/PNSIPN foi aprovada em 2006 pelo Conselho Nacional de Saúde e publicada em portaria do Ministério da Saúde no ano passado.

Medula óssea – A Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea também estará presente no Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. Pessoas com idade entre 18 e 55 anos, em bom estado de saúde, podem se cadastrar como doadores durante o evento.
 
A ação é realizada pelo Hospital de Câncer de Barretos, em parceria com a Prefeitura, Hemonúcleo da Unesp, Uniara e Centro Paula Souza.

O voluntário preencherá um cadastro com dados pessoais e terá coletada uma pequena amostra de sangue. Todos esses dados serão encaminhados para o Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Vale destacar que Araraquara terá um ponto permanente de cadastramento no Hemonúcleo Regional de Araraquara, localizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, na Rua Expedicionários do Brasil, nº 1621, Centro.

Fonte: Site da Prefeitura de Araraquara-SP 
http://araraquara.sp.gov.br/Noticia/Noticia.aspx?IDNoticia=4849

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Release



 
Mobilização Pró-Saúde da População Negra 2011:  sociedade civil e governo debatem os impactos do racismo e discriminação nas condições de saúde da população negra

Com a finalidade de garantir a efetivação dos direitos à saúde da população negra brasileira, sobretudo o direito humano à saúde, estão sendo intensificadas durante os meses de outubro e novembro, em diversas localidades do Brasil, atividades que fazem parte da Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra 2011

A Mobilização liderada pela Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra, em parceria com a Articulação de Mulheres Negras Brasileiras – AMNB, Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, Rede Lai Lai Apejo – População Negra e AIDS, Rede Nacional Afro-Atitudes, Rede Sapatà - Promoção e Controle Social em Saúde das Lésbicas Negras, pretende estimular a sociedade no reconhecimento e enfrentamento do racismo, da discriminação e das desigualdades raciais como fatores que restringem o exercício do direito humano à saúde. A agenda - que já começou - segue até 20 de novembro, data em que o país celebra a imortalidade de Zumbi dos Palmares. 

A iniciativa conta com apoio do UNFPA - Fundo de População das Nações Unidas, no âmbito do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, e a campanha tem o slogan “Saúde da População Negra é Direito, é Lei: racismo e discriminação fazem mal à saúde”. Serão promovidos em todo território nacional debates e outras ações estratégicas nas comunidades, unidades de saúde, unidades hospitalares, envolvendo especialistas, gestores/as, profissionais de saúde, lideranças comunitárias, sociedade civil organizada focadas no enfrentamento do racismo institucional no SUS e no processo de implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) nos estados e municípios.

A Política aprovada em 2006, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), publicada em Portaria nº 992/GM (13/05/2009) e convertida em lei pelo  Estatuto da Igualdade Racial - Lei 12.288/10 tem como objetivos: - Garantir e ampliar o acesso da população negra residente em áreas urbanas, do campo e da floresta às ações e aos serviços de saúde; Incluir o tema étnico-racial, nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde e no exercício do controle social; Identificar, combater e prevenir situações de abuso, exploração e violência; Garantir a utilização do quesito cor na produção de informações epidemiológicas para a definição de prioridades e tomada de decisão; Identificar as necessidades de saúde da população negra e utilizá-las como critério de planejamento e definição de prioridades.  Como ressalta a psicóloga Crisfanny Souza Soares ainda “é preciso que a política aconteça. A maioria das ações voltadas para a saúde da população negra ainda são tímidas e precisam ser fortalecidas”. Souza responde pela articulação nacional da Mobilização.
  
27 de Outubro – Dia da Mobilização 
No marco da Mobilização Nacional, as Redes destacam os processos em curso, os avanços, mas também relembram que ainda existem práticas e comportamentos discriminatórios nos serviços. “Em 2010 tivemos êxito em nossas ações graças às 92 iniciativas desenvolvidas nos diversos estados brasileiros. A Mobilização é uma iniciativa estratégica de luta por direitos. As atividades mobilizadoras vêm acontecendo durante o ano todo sendo intensificadas no período de 27 de outubro a 20 de novembro”, concluiu Crisfanny. A Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra é agora. Use sua criatividade e faça parte! As atividades podem ser desde encontros, seminários, tendas temáticas, rodas de conversa com gestores/as e conselheiros/as  de saúde de sua cidade ou estado, entre outros. 

Preencha o formulário em anexo e envie por e-mail para redesaudenegra@gmail.com.
Integre essa rede colaborativa de promoção e defesa do direito humano à saúde.

Confira as atividades da Mobilização 2011!  (http://g.co/maps/hmrkt)
Mais informações: Crisfanny Souza Soares – Articuladora da Mobilização
Facebook: Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra
Telefone:             (41) 9907-4480       | Twitter: @redesaudenegra
Site: http://redesaudedapopulacaonegra.org/
E-mail: redesaudenegra@gmail.com



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MOBILIZAÇÃO NACIONAL PRÓ SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA 2011 JÁ COMEÇOU....




Iniciamos mais um importante ano de Mobilização pela garantia dos Direitos da População Negra a Saúde!
Em 2011 o nosso 27 de Outubro promete! Para continuarmos avançando contamos com ações que serão desenvolvidas em todo território brasileiro dando visibilidade à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra exigindo a implementação efetiva da Portaria nº 992/GM, de 13.5.2009 e do Estatuto da Igualdade Racial  - Lei 12.288 nos estados e municípios.

Em 2010 tivemos êxito em nossas ações graças às 92 iniciativas desenvolvidas nos diversos estados brasileiros!
O Mapa da Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra em 2011 já conta com iniciativas dos mais variados atores - sociedade civil, acadêmica, de governos, etc. - apresentando cada vez mais  ações inovadoras e criativas.  

Para garantir a efetivação do acesso à saúde e defesa da equidade no SUS é preciso mobilizar!
A Mobilização está se tornando um movimento tão importante que vêm acontecendo durante o ano todo...
Essa é uma tarefa que sobretudo se caracteriza através da integração de ações...
Junte-se à nós! 

Divulgue! Comunique a Mobilização em suas redes de contatos
Faça parte da Mobilização! Preencha o Formulário 
(Faça o Download clicando aqui) e encaminhe para redesaudenegra@gmail.com

terça-feira, 2 de agosto de 2011

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL - Avanços em 2011

Logo mais novos conteúdos acerca da implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra nos difentes cenários do país inteiro em 2011...
Aguarde!

Modified by Blogger Tutorial

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP