quinta-feira, 14 de agosto de 2008



Brasil: A Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra
* Promover a Equidade, pós 13ª. Conferência Nacional de Saúde
No dia 15 de novembro, durante a 13ª Conferência Nacional de Saúde, foi lançada a Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra.

Os objetivos da Rede são:
Contribuir para a efetivação do direito à saúde da população negra; monitorar e avaliar a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra nas três esferas da administração pública; ampliar o diálogo e a articulação da sociedade civil para o enfrentamento do racismo e seus impactos na saúde; e contribuir para a formulação e a disseminação de um conceito de saúde fundado na perspectiva da população negra.

A Rede convocou delegados, delegadas e outros participantes da Conferencia a discutirem temas relacionados a saúde da população negra e os encontros aconteceram todos os dias pela manha, contando com cerca de 300 pessoas.

Em um das reuniões promovidas pela Rede foi apresentada a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
Nesta ocasião foram lançados os seguintes materiais:

Publicações
oControle Social de Políticas Públicas de Saúde pela População Negra organizada por CRIOLA (RJ).
Identificação e Abordagem do Racismo Institucional , organizada pelo Instituto Amma Psique e Negritude (SP) e Articulação Nacional de Combate ao Racismo Institucional.
Revista Vozes e Faces - Combate ao Racismo Institucional , organizada pela Articulação Nacional de Combate ao Racismo Institucional.
Vídeo
Saúde e Desenvolvimento com Equidade , organizado pelo Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI).

Razão de Nossa existência...

O importante é a participação popular e o empoderamento os usuários do Sistema Único de Saúde, para o acompanhamento, monitoramento, avaliação das políticas públicas de saúde.Você é fundamental!

Saúde da População Negra


"Promover a eqüidade na atenção à saúde da população negra" é o lema que resume várias diretrizes aprovadas no Plano Nacional de Saúde (PNS), referentes a uma dívida histórica do Estado Brasileiro em relação à metade de nossa população. Em agosto de 2004, realizou-se o Seminário Nacional de Saúde da População Negra, que ficará como um grande marco na construção dessa eqüidade. Sendo um dos mais importantes resultados da parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), o Seminário trouxe muitos avanços, com a troca e disseminação de conhecimentos e informações, assim como a criação de uma forte corrente ligando pessoas, idéias e emoções comprometidas em fazer com que as diretrizes e metas do PNS se traduzam de fato em ações que beneficiem a nossa população. A coordenação do Comitê Técnico de Saúde da População Negra vai divulgar os encaminhamentos recentes nos diversos processos em curso na busca dessa eqüidade. Nela se canalizará a comunicação com o Comitê Técnico, espaço onde governo e sociedade civil dialogam, planejam, monitoram e avaliam o cumprimento das diretrizes e metas específicas estabelecidas no Plano Nacional de Saúde.

Modified by Blogger Tutorial

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP