Brasil: A Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra
* Promover a Equidade, pós 13ª. Conferência Nacional de Saúde
No dia 15 de novembro, durante a 13ª Conferência Nacional de Saúde, foi lançada a Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra.
Os objetivos da Rede são:
Contribuir para a efetivação do direito à saúde da população negra; monitorar e avaliar a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra nas três esferas da administração pública; ampliar o diálogo e a articulação da sociedade civil para o enfrentamento do racismo e seus impactos na saúde; e contribuir para a formulação e a disseminação de um conceito de saúde fundado na perspectiva da população negra.
A Rede convocou delegados, delegadas e outros participantes da Conferencia a discutirem temas relacionados a saúde da população negra e os encontros aconteceram todos os dias pela manha, contando com cerca de 300 pessoas.
Em um das reuniões promovidas pela Rede foi apresentada a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
Nesta ocasião foram lançados os seguintes materiais:
Publicações
oControle Social de Políticas Públicas de Saúde pela População Negra organizada por CRIOLA (RJ).
Identificação e Abordagem do Racismo Institucional , organizada pelo Instituto Amma Psique e Negritude (SP) e Articulação Nacional de Combate ao Racismo Institucional.
Revista Vozes e Faces - Combate ao Racismo Institucional , organizada pela Articulação Nacional de Combate ao Racismo Institucional.
Vídeo
Saúde e Desenvolvimento com Equidade , organizado pelo Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI).
Saúde e Desenvolvimento com Equidade , organizado pelo Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI).
Razão de Nossa existência...
O importante é a participação popular e o empoderamento os usuários do Sistema Único de Saúde, para o acompanhamento, monitoramento, avaliação das políticas públicas de saúde.Você é fundamental!
Contato: redesaudenegra@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário