sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL) informa

Estamos encerrando o ano com mais uma vitória. Importante dividir com vocês. Nossa luta pelos direitos das pessoas com doença falciforme continua.

Reforçamos neste momento o cuidado com as crianças. Por isso o lançamento deste manual. Mais uma vez estamos falando de saúde, prevenindo as sequelas da doença falciforme, a discriminação e o preconceito.

Numa ação inovadora e única no Brasil, as Secretarias Municipais da Saúde e Educação lançaram no dia 17 de dezembro, a Cartilha "Doença Falciforme - A importância da Escola", destinada a professores da rede pública do Município.

O manual foi elaborado considerando a necessidade de promoção de informações sobre o tema, uma vez que grande parte da população brasileira tem pouco conhecimento sobre Anemia Falciforme.

A Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL) propôs a articulação do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, implantado pela SMS, com outros órgãos da Prefeitura. Nesse contexto, a escola foi apontada como um importante multiplicador. Para tanto, fez-se necessário à realização de encontros entre os coordenadores técnicos destas Secretarias com a participação da ABADFAL, a aproximação entre Coordenadorias Regionais de Educação e os Distritos Sanitários de Saúde, para a produção de um material específico sobre Anemia Falciforme, que subsidiasse os professores nas salas de aula.

O lançamento da Cartilha foi na Escola Municipal Professor Manoel de Almeida Cruz, no bairro de Cajazeiras 11. Estavam presentes os secretários José Carlos Brito (SMS) e Carlos Soares (SMEC), a Coordenadora da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, do Ministério da Saúde, Joice Aragão, além de professores, alunos, profissionais da Unidade de Saúde referência em Anemia Falciforme Nelson Piauhy Dourado, pessoas com Anemia Falciforme e representantes da ABADFAL, dentre outras autoridades e técnicos.

A cartilha para professores se encontra disponível na internet para download.

1) Como PDF:

http://www.saude.salvador.ba.gov.br/arquivos/coaps/falciforme/impresso.pdf



2) Como cartilha animada (.exe)

http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/index2.php



Boa leitura, bom uso!

Altair Lira - Coordenador Geral
ABADFAL
(71) 9159-9089

0 comentários:

Modified by Blogger Tutorial

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP