quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Presidente do Conselho Nacional de Saúde é reeleito

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, foi reeleito nesta quinta-feira (10) para novo mandato de um ano. Integrante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social da Central Única dos Trabalhadores (CNTSS-CUT), Batista Júnior recebeu 27 votos dos conselheiros recém-empossados.

A segunda candidata mais votada foi Jurema Werneck, com 21 votos. Integrante titular do Conselho Nacional de Saúde pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), ela fará parte da mesa diretora do CNS. A candidatura de Jurema à presidência do conselho teve amplo apoio do Fórum de Usuários de Saúde, além de diversas entidades negras e feministas.

“Apesar de não termos conquistado a presidência, esta eleição é uma vitória em relação à dinâmica do conselho. O segmento de usuários sempre foi cercado por muito preconceito com relação à nossa capacidade técnica. No processo eleitoral, mostramos que estamos qualificados em termos técnicos e de intervenção. O funcionamento do conselho mudará a partir de agora”, avalia Jurema, uma das coordenadoras da organização não-governamental Criola e integrante da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra.

Criado em 1937, o Conselho Nacional de Saúde tem ampliado suas atribuições, sendo a instância responsável por, entre outras funções, atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da Política Nacional de Saúde.

O CNS é composto por 24 representantes do segmento dos usuários de saúde, 12 representantes dos profissionais de saúde, incluindo a comunidade científica, dois representantes de prestadores de serviços, dois de entidades empresariais e oito representantes dos gestores.

Mais informações sobre o conselho: http://conselho.saude.gov.br/

1 comentários:

Pousada Porto dos Corais disse...

Jurema e demais parabenizo pelo processo democrático que foi propiciado com sua candidatura a presidência do conselho nacional de saúde. E com certeza precisamos ter uma instância forte e democrática para continuarmos fortalecendo o controle social e o SUS.

Modified by Blogger Tutorial

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP