sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Nota de solidariedade ao povo haitiano

(documento aberto a assinaturas)

A Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra vem neste momento chamar a atenção da sociedade brasileira e manifestar apoio e solidariedade às companheiras e companheiros haitianos que, tendo enfrentado longo período de resistência à escravidão, colonialismo, golpes e ocupações militares estrangeiras, agora enfrentam as conseqüências do terremoto que levou quase todo o país à destruição, com milhares de mortes.

Não obstante, a rede apóia os esforços do governo brasileiro e da ONU, bem como de todas as campanhas emergenciais iniciadas no sentido de garantir o envio de recursos para a mais rápida reconstrução do país, além de ajuda humanitária para os sobreviventes de tamanho desastre. As medidas de assistência em saúde são fundamentais neste momento, levando em conta a extensão da tragédia e da precariedade anterior dos serviços médicos, que por si evidenciam o racismo institucional presente em todo o continente.

Que muitas outras iniciativas somem neste momento em que a solidariedade internacional poderá marcar um novo momento para um país que, inegavelmente, merece e precisa de reparação histórica e que, mesmo diante de tantas violências sofridas, desde o princípio foi modelo de resistência e inspiração para o mundo inteiro no que diz respeito à justiça social e incansável luta pela liberdade e igualdade de negros e negras.  

0 comentários:

Modified by Blogger Tutorial

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP