terça-feira, 20 de outubro de 2009

Tranceiras e tranceiros juntam-se à Mobilização Pró-Saúde

A Mobilização Pró-Saúde da População Negra já está a todo vapor no Rio de Janeiro. No último sábado, a organização não-governamental Estimativa realizou a oficina Trançando Idéias, com a participação da psicóloga Adriana Soares Sampaio.

Pesquisadora na área de saúde mental da população negra, em especial da mulher negra, membro fundadora do Instituto de Psicossomática Psicanalítica Oriaperê e coordenadora do projeto Tecendo Memórias Futuras, ela ministrou palestra no encerramento da oficina Trançando Idéias.




Diversas mulheres e homens participaram da oficina e palestra, socializando suas experiências com o Sistema Único de Saúde (SUS) e históricos familiares de hipertensão, anemia falciforme, cistos, miomas, derrames e infartos, enfermidades muito comuns na população negra, além de doenças psicossomáticas desenvolvidas a partir do racismo.



A Oficina Trançando Idéias consiste em ações educacionais, formação profissional e desenvolvimento comunitário, com metodologia interdisciplinar a partir da arte milenar que é a confecção de tranças. Foram dois meses de encontros onde tranceiras e tranceiros aprenderam e trocaram informações e idéias no Espaço Enraizados em Morro Agudo, cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.


Segundo Jana Guinond, uma das responsáveis pelo projeto, o resultado da mobilização não poderia ter sido melhor. “As tranceiras e tranceiros perceberam que a maior parte dos males ou doenças presentes em muitos lares devem-se às nossas vivências precárias com o serviço público de saúde brasileiro, nosso histórico de estafa física e emocional e a precariedade no diagnóstico de algumas doenças”, afirma Jana.

A Mobilização Pró-Saúde da População Negra continua em todo o país. Até o dia 27 de outubro diversas ações serão realizadas, conforme mapa de mobilização organizado pela Rede de Controle Social e Saúde da População Negra. Confira aqui

0 comentários:

Modified by Blogger Tutorial

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP