domingo, 9 de novembro de 2008

III Seminário Mulheres Negras e Saúde. Evento começa na próxima quinta-feira,13, em Curitiba

Marcado para o período de 13 a 15 deste mês, em Curitiba,Paraná, o III Seminário Mulheres Negras e Saúde deverá se constituir, mais uma vez, como um dos principais eventos de discussão sobre as especificidades da saúde da população feminina negra do país.

A realização é da Rede de Mulheres Negras do Paraná em parceria com a Rede Feminista de Saúde, Direito Sexuais e Direitos Reprodutivos. O seminário está inserido na programação da Campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e a expectativa das organizadoras é a presença de mais de 200 mulheres oriundas de diferentes estados.

Entre os principais pontos de discussão das atividades que tem início na tarde da próxima quinta-feira, 13, estão Segurança Alimentar e Nutricional e Mulheres Negras; Estratégias para a Defesa da Descriminalização do Aborto, a Campanha pela Convenção Interamericana de Direitos Sexuais e Reprodutivos, Racismo, Eqüidade e Saúde, Direito a Saúde da Mulher Negra, entre outros temas.

A palestra de abertura será sobre A Saúde da População Negra com considerações de representações do Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir, Secretaria de Políticas para as Mulheres e Rede Feminista de Saúde.

Para psicóloga Maria Luísa Pereira de Oliveira, secretária adjunta da Rede, que estará na mesa de abertura do evento, esta discussão sobre a saúde das mulheres negras é importante para que se enfatize informações com recorte racial/étnico, qualifique o debate sobre as políticas públicas com vista a eqüidade na saúde e se tenha a compreensão do quanto é perverso o racismo institucional em relação à população feminina negra.

O III Seminário Mulheres Negras e Saúde tem apoio da Área Técnica Saúde da Mulher/DAPE/MS; Com.Municipal DST/AIDS- Curitiba; DAPE/SGEP/Ministério da Saúde;Global Fund for Women; Itaipu Binacional; Política Nacional de Humanização/MS; Secretaria de Estado da Saúde-Paraná; Secretaria de Políticas para Mulheres e UNFPA. Mais informações: redemulheresnegraspr@yahoo.com.br

Contribuição por e-mail:Vera Daisy Barcellos - Jorn. Reg. Prof. 3.804 - 51 913.56.435
Assessoria de Imprensa da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos
Avenida Salgado Filho, 28, conj.601 – Centro – 90.010-220 - 51 32.12.49.98 - Porto Alegre – Rio Grande do Sul/Brasil comunicarede@redesaude.org.br

0 comentários:

Modified by Blogger Tutorial

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP