segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Caravana do Axé: Terreiros de portas abertas para a promoção da saúde, cultura e cidadania


Créditos de imagem: Paralaxe Design
A Caravana do Axé é uma iniciativa da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
O Projeto tem como objetivos: garantir o direito humano à saúde e a cultura,  o reconhecimento dos terreiros como espaços promotores de saúde, realização de atividades culturais e de promoção da saúde valorizando a visão de mundo dos terreiros,  ampliar o acesso e a integração dos terreiros com os serviços de saúde locais e o fortalecimento do controle social de políticas públicas de saúde pelo “povo de santo”.
A proposta é estabelecer a troca de saberes entre as práticas de saúde dos terreiros e as práticas de saúde do SUS, além de incentivar ações de saúde dentro dos terreiros para os adeptos e a comunidade do entorno, na perspectiva de estabelecer  laços afetivos e de respeito mútuo.
A  Caravana do Axé começou no dia 16 de outubro, quando visitou o Ilê Axé Onã Ayê Omi, de Pai Celso de Obaluaiê e foi contemplada também com uma  apresentação de capoeira pelo grupo de jovens do terreiro. No dia 20 de novembro o projeto Caravana do Axé será lançado oficialmente no  Espaço Cultural Calouste Gulbenkian, contando com a presença dos Secretários de Saúde e Cultura da cidade do Rio de Janeiro e a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do município. O lançamento fará parte da Mobilização Nacional  Pró-saúde da População Negra e do Dia Nacional da Consciência Negra.
Acompanhe a Caravana do Axé  no mês de novembro:

05 de novembro
As práticas de saúde nos terreiros e o SUS
Local: Templo Espiritualista de Jagun. Rua Saint Hilaire 60 Bonsucesso, às 14h
Informações: (21) 2260-6246 - Pai Renato de Obaluaie

06 de novembro
As lendas da tradição religiosa afro-brasileira e a saúde
Local: Ilê de Omulu e Oxum. Rua General Olimpio da Fonseca 380 São Joao de Meriti, às 16h
Informações: (21) 2756-7635 Mãe Meninazinha de Oxum


16 de novembro
Gênero e Saúde Reprodutiva nos terreiros
Local: Ilê Axé Iya  Manjeleô. Rua Poconé 91 e 78 Água Santa,  às14h
Informações: Mãe Tânia de Iemanjá


 20 de novembro
Lançamento Oficial
Local: Centro Cultural  Calouste  Gulbenkian – Cidade Nova –RJ, às 14h
Informações: (21) 2503-2270 ou pelo e-mail semireligafro2007@yahoo.com.br  

0 comentários:

Modified by Blogger Tutorial

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP