quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Porto Alegre instala comitê técnico e de coordenação da política

Fonte: Agência POA


No Dia Nacional de Mobilização Pró-saúde da População Negra,  a prefeitura de Porto Alegre realizou o Seminário de Saúde Integral da População Negra. No auditório da Secretaria Municipal de Administração, o evento discutiu as políticas de saúde para a população negra, bem como a necessidade dos órgãos públicos incrementarem políticas visando não apenas à assistência, mas à prevenção de doenças.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) instalou o comitê técnico e de coordenação da Política Municipal de Saúde da População Negra, que atuará de forma integrada com diferentes órgãos. Na abertura do evento, o secretário-adjunto da Saúde, Marinon Porto, destacou o empenho da secretaria em instituir políticas voltadas à saúde da população negra. “A constituição do comitê técnico demonstra uma nova realidade desenvolvida na secretaria municipal, e nos instiga a irmos à diante”, afirmou.

Palestrantes - Após a abertura, os participantes assistiram ao painel que tratou de diferentes políticas voltadas à saúde da população negra. Participou do debate a representante do Programa das Nações Unidas para as Mulheres, Maria Inês Barbosa, o representante da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra, Stênio Dias Pinto Rodrigues, e o coordenador da Assessoria de Planejamento e Programação da SMS, Sergio Schiefferdecker.

Em sua exposição, Schiefferdecker disse que a secretaria está comprometida com a política de saúde da população negra, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Estamos estabelecendo metas diferenciadas de trabalho, assumimos a pactuação na tripartite e implantamos o programa municipal da política de saúde da população negra, tudo isso para que possamos responder aos anseios da população negra que acessa os serviços de saúde no município”, afirmou. Segundo ele, o trabalho estará ainda mais focado na promoção, prevenção, assistência e reabilitação dos pacientes.

Marco - Para a coordenadora da Política Municipal de Saúde da População Negra, Elaine Oliveira Soares, o encontro simbolizou um marco na história da política municipal de saúde. “Enfrentar o racismo e suas conseqüências sobre a saúde das crianças, mulheres e homens negros é o nosso grande desafio”, observou.

Participaram do evento o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, o coordenador da Política para o Povo Negro do Gabinete do Prefeito, Clóvis Silva da Silva, a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Maria Letícia de Oliveira Garcia, e a coordenadora da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra, Heloisa Helena da Silva Duarte.

Pesquisa

Conforme pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o risco de uma mulher grávida morrer em consequência de causas relacionadas à gestação pode ser oito vezes maior que o risco apresentado para uma mulher grávida vivendo em um país desenvolvido. E ainda, que os óbitos relacionados à gravidez, parto e pós-parto estão entre as dez principais causas de morte de mulheres entre 10 e 49 anos de idade. A pesquisa aponta que a hipertensão arterial específica da gestação (eclâmpsia e pré-eclâmpsia) e o aborto são as causas mais frequentes de morte materna no país, sobretudo entre as mulheres negras.

0 comentários:

Modified by Blogger Tutorial

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP