terça-feira, 10 de novembro de 2009

Minas Gerais defende aplicação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra


Em Montes Claros, MG, as atividades em prol da aplicabilidade da Política Nacional de Saúde da População Negra começaram bem antes do dia 27 de outubro. Seminários, encontros para elaboração de estratégias, reuniões, agendas com gestores para a ações no sistema de saúde do município de Montes Claros/MG e região, entre outros.


 O Secretário de Saúde Geraldo Drumont foi provocado sobre a implantação da Política Nacional de Saúde da População Negra e, sensibilizado, disponibilizou uma técnica para acompanhar a estruturação de um Comitê que ajude na implantação da política.


A Comissão Organizadora da Ação de Mobilização Nacional escolheu o Hospital Universitário Clemente Farias da Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, representado pelo Coordenador do Grupo de Humanização Hospitalar, Amaro Sérgio Marques, para ser o alvo central dos debates e reflexões no dia Nacional de Mobilização Pró-saúde da População Negra. Na Semana do trabalhador foi apresentada a política nacional para os chefes de departamento do hospital.


Os funcionários receberam a cartilha da campanha nacional, que estava acontecendo naquele momento em diversas ações por todo país. A denúncia da existência latente do racismo afeta diretamente o Sistemas Único de Saúde/SUS, logo, o lema RACISMO FAZ MAL A SAÚDE foi bastante chamativo, estratégico e impactante. Contribuiu para que as pessoas pudessem entender melhor o sentido da campanha e propiciou o início de um importante debate sobre a falsa democracia racial no Brasil. Muitos se interessaram em saber mais sobre o assunto e sobre seus direitos sociais de negros e negras.  



            Paralelo à atividade no hospital, ainda na manhã do dia 27, na Câmara dos Vereadores da Cidade de Montes Claros/MG, a plenária também foi palco de reflexão sobre o dia de Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra. O Vereador Altemar foi o porta-voz da População Negra e da Campanha, defendendo de forma veemente a implantação imediata da Política de Saúde da População Negra no município e região. A fala repercutiu em todo norte de minas e sul da Bahia pela TV câmara e pelas rádios e levou a imprensa a lançar olhares sobre o tema.



  As cartilhas foram distribuídas também na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros/MG, no Conselho Municipal de Saúde e na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIONTES.foi realizado o Seminário Regional Sudeste do Programa Brasil Quilombola, que contou com a presença de várias lideranças quilombolas e dos Ministros Srs. Edson Santos da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial e Patruz Ananias do Ministério de Combate a Fome, além do Prefeito Municipal de Montes Claros Luiz Tadeu Leite. A fala dos ministros reforçou o trabalho da rede sobre a campanha Nacional de Pró-Saúde da População Negra.



Nos dias 30 e 31 de outubro ocorreu no município de Ponte Nova/MG o VI Fórum Pela Promoção da Igualdade Racial - FOPPIR, que também reuniu várias lideranças de toda Minas Gerais, em especial do Movimento Negro, gestores, reitores da UFV e UFOP. O FOPPIR também foi palco estratégico da ação da Campanha Nacional Pró-Saúde da População Negra.

Fonte: Juliano Gonçalves Pereira

0 comentários:

Modified by Blogger Tutorial

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP