quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Indicação de leitura

SAÚDE REPRODUTIVA DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL:UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO

Saúde Reprodutiva da População Negra representa um novo campo de produção de estudos e conhecimentos que se encontra em construção no Brasil a partir da confluência de duas áreas de estudos: o campo da saúde reprodutiva e o campo das relações raciais. Representa ao mesmo tempo um campo de produção teórica e de ação política.

Apoiando-nos na perspectiva assumida por Ibáñez (1990) na sua crítica aos "construcionistas a medias", chegaremos à afirmação de que não apenas o conhecimento é construído, mas tanto o sujeito como o objeto, como também os critérios de validez do conhecimento são resultado de um processo de construção. Não existem objetos naturais, nós os fazemos, como eles nos fazem.

Délcio da Fonseca Sobrinho destaca três grandes momentos da história do planejamento familiar no Brasil : o primeiro, anterior a 1964, cujas origens remontam ao período imperial e primórdios do republicano, era marcado por um sentimento natalista difuso e pela idéia racista de busca de melhoria da raça brasileira.

por Edna Roland.

Confira a íntegra do artigo em: http://www.portalafro.com.br/mulherespecial/edna.htm

0 comentários:

Modified by Blogger Tutorial

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP