sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Município - Mundo é tema de prêmio do Programa Nacional de DST/Aids

Seleção Pública ao Prêmio: “Município - Mundo de Boas Práticas de Prevenção”

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PN-DST/Aids), da Secretaria de Vigilância em Saúde, torna pública a convocação para seleção de municípios que queiram apresentar suas boas práticas de prevenção.
A realização da seleção pública ao Prêmio “Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção” faz parte de uma estratégia de saúde que objetiva aproveitar as potencialidades oferecidas pelos municípios brasileiros e consolidar o sistema de saúde universal, equânime e integral. Vinculando crescimento e sustentabilidade as tecnologias de prevenção centradas na busca de qualidade de vida como uma política local.
Pretende-se estimular e fortalecer o engajamento dos municípios brasileiros nas políticas públicas nacionais de saúde sexual e saúde reprodutiva com o objetivo de promover a descentralização da Gestão em Saúde e reconhecer as iniciativas das cidades para a prevenção das DST/HIV/aids.
Para a classificação, o município deverá demonstrar que a gestão para a prevenção das DST/HIV/aids e planejamento familiar está de acordo com os padrões de um crescimento sustentável, além de contemplar evidencias epidemiológicas, comportamentais e estruturantes da rede de atenção a saúde e educação.
O desafio que se lança é o de aliar conhecimento tecnológico a processos de gestões que possam contribuir para instaurar uma cultura de saúde e prevenção das DST/HIV/aids, bem como na ampliação do acesso a insumos estratégicos de prevenção, pensada e apropriada por seus membros: gestores, gerentes, agentes, profissionais de saúde, comunidade e usuários do Sistema Único de Saúde - SUS.

As diferentes realidades econômicas, culturais e sanitárias vigentes no Brasil, optam por modelagem metodológica distinta que podem contribuir para a construção de redes de atenção à saúde. Sabemos que a melhoria dos resultados sanitários da rede de atenção à saúde vem do aperfeiçoamento da administração, da governança, da clinica e nos processos de apoio. A idéia da premiação dos municípios objetiva em dar transparência a quem planeja, dirige, coordena, promove e melhora os serviços de saúde para responder as necessidades dos usuários e da comunidade no âmbito local.

Convocação para Seleção:

PRÊMIO: Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção

Apresentação

Promover a descentralização da Gestão em Saúde e reconhecer as iniciativas das cidades para a prevenção das DST/HIV/aids, o Prêmio Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção, do Ministério da Saúde - Programa Nacional de DST e Aids, que avaliará e premiará 10 cidades em 2010.

Para a classificação, o município deverá demonstrar que a gestão para a prevenção das DST/HIV/aids está de acordo com os padrões de um crescimento sustentável, além de contemplar evidencias epidemiológicas, comportamentais e estruturantes da rede de atenção a saúde e educação.

Período de execução: 2008-2010.

fonte:http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS545FE6F5PTBRIE.htm

0 comentários:

Modified by Blogger Tutorial

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP