quarta-feira, 1 de outubro de 2008

MOBILIZAÇÃO NACIONAL PRÓ-SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA -27 DE OUTUBRO DE 2008: Qual será sua contribuição?

Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra

27 de Outubro de 2008

Participe


O dia 27 de Outubro foi eleito por entidades do movimento social negro, gestores públicos e trabalhadores da saúde como o DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PRÓ-SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA.

Existem várias formas de participar da mobilização: organizando debates públicos, rodas de conversa, encontros com movimento sociais, gestores e profissionais de saúde, garantindo que as necessidades e demandas da população negra sejam contempladas. Enfim, durante a Mobilização é importante que todos e todas saibam que a luta por uma sociedade mais justa e democrática pressupõe a defesa dos direitos da população negra a uma vida digna, sem violência e sem racismo.

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi aprovada em novembro de 2006 e pactuada entre gestores das três esferas de governo em abril de 2008. Mas, ainda é necessário que gestores de saúde das diferentes cidades e estados do país e os conselhos de saúde incluam esta Política entre suas prioridades de ação, garantindo o financiamento e demais recursos necessário a sua implementação.

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra é uma conquista de negros e negras e da sociedade brasileira como um todo. Ela fornece ferramentas essenciais para a efetivação dos princípios da universalidade, integralidade, equidade, participação e descentralização do SUS.

Além disso, apresenta estratégias e ações para a ampliação do acesso e melhoria da qualidade da atenção em saúde oferecida à população negra nas áreas urbanas e rurais de todo o país, por isso é um instrumento tão importante para ativistas e agentes de controle social.

Mobilização

No Dia de Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra – 27 de outubro, acontecerá em todo o Brasil uma série de atividades para ampliar o debate sobre o racismo e sua relação com saúde e informar a população sobre seus direitos. É preciso que todos e todas saibam que racismo, discriminação e intolerância não combinam com saúde.

Participe. Junte-se a essa rede e mobilize seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Reúna-se nas unidades, nos hospitais, nas maternidades, nos espaços religiosos (igrejas, templos, casas de culto e terreiros), nas organizações não governamentais (ONG's) que estejam mais próximas de você.

Neste dia organize ou participe de exposições de fotos, exibição de vídeos, rodas de conversa, palestras, seminários sobre racismo, discriminação e intolerância religiosa e seus impactos na saúde.

Informações
José Marmo da Silva - semireligrafo3007@yahoo.com.br
Celso Ricardo Monteiro - gvtr@brfree.com.br

0 comentários:

Modified by Blogger Tutorial

Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP